Novidades e surpresas da cobertura midiática do Rebanhão 2013

ter_comunicação

Dar atenção a necessidade de comunicar ao mundo inteiro as maravilhas do Senhor é imprescindível neste século. As pessoas precisam conhecer a Santa Igreja e ver onde e no que Ela está atuando. Para isso, é preciso entrar no novo mundo. No mundo da internet. O XXVII Rebanhão está na internet por meio dos perfis das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram e no site da Renovação Carismática Católica de Brasília-DF.

A equipe de Comunicação Social composta por 22 pessoas foi a responsável por todo o trabalho de divulgação do evento, assessoria de imprensa, postagens nas mídias sociais e reportagens. Ainda existem as equipes de limpeza, cozinha, organização, ornamentação, segurança e secretaria que possibilitaram a realização do evento.

Todas as pregações e momentos de oração estarão presentes no site rccbrasilia.org.br. A coordenadora do Ministério de Comunicação Social da RCC de Brasília-DF, Mariella Oliveira Costa, afirma que a comunicação é base da vida em sociedade. Mariella assumiu a coordenação do ministério em início de 2013 e lembra que levar o conteúdo do Rebanhão para a internet é uma forma de possibilitar quem não pode vir ao encontro ver o que aconteceu. “Até as pessoas que participaram nos três dias podem saber de tudo e ver as fotos”, ressalta a coordenadora.

Fazendo uso do trecho da Palavra de São Mateus, no capítulo 10, versículo 27, Mariella afirma que hoje não seria preciso subir aos telhados para anunciar a Boa Nova. “É possível anunciar a Palavra pela internet”, conclui.

Uma das grandes surpresas para o trabalho da comunicação no XXVII Rebanhão foi a coletiva de imprensa a respeito da renúncia do papa Bento XVI. “Foi uma grande surpresa”, afirma Mariella. Segundo ela, a equipe de comunicação ficou sabendo por meio da internet a respeito do assunto e diversos jornalistas começaram a chegar perguntando a opinião dos fiéis e se havia uma voz oficial da Igreja. “Fizemos contato com o responsável da comunicação social na arquidiocese de Brasília, Pe. José Emerson, que confirmou conosco a possibilidade de uma coletiva para os jornalistas”.

Vários veículos de comunicação com abrangência nacional e local foram chamados para o Ginásio Nilson Nelson, no fim da manhã da segunda-feira. Primeiramente, o Pe. José Emerson avisou ao público presente que recebeu a notícia com muita surpresa. Depois, em uma sala reservada, os profissionais da comunicação puderam fazer as perguntas. Este fato ajudou a repercutir ainda mais o Rebanhão. “Até a tarde da terça-feira, havia 60 inserções do evento na Mídia”, ressalta a coordenadora que ainda lembrou que houve um intenso trabalho de distribuição de releases pré-evento, gerando 30 matérias do encontro.

As fotos estão nos perfis do Facebook e do Instagran. O @rccbrasilia é a conta da RCC onde foi possível encontrar informações e comentários ao vivo do evento.

Segundo James Silva, membro do ministério, era preciso que a RCC e eventos como o Rebanhão estivessem nas redes sociais com mais força. “Se nós fazemos este contato com o público externo, eles se sentem um conosco. Cria-se um vínculo de comunhão. Podemos atingir outros estados”, afirma James. Assim, compartilha-se o amor.

Por João Paulo Mariano
Equipe de Comunicação Social do XXVII Rebanhão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s